Arte ou sacanagem? Definitivamente, ambos. Carlos Zéfiro foi responsável por iluminar o imaginário libidinoso do contido e conservador Brasil das décadas de 50 a 70; um artista de desenhos toscos e sem técnica que foi durante anos a fio tachado de pornográfico, e manteve-se na clandestinidade até os setenta anos, quando sua identidade foi finalmente revelada. Ironicamente, estava destinado a jamais colher os frutos de seu trabalho: menos de um ano depois, desgarrava-se deste mundo, provavelmente para continuar suas historinhas sacanas em outras bandas.

CARLOS ZÉFIRO


PORNOGRAFIA NAÏF e Carlos Zéfiro

Diante dos olhos da sociedade, um pacato funcionário do Departamento Nacional de Imigração, de nome Alcides Caminha. O que ninguém sabia era que, nas horas vagas, o autodidata – Carlos Zéfiro – que só completou o curso ginasial aos 58 anos de idade também rabiscava – o termo é esse mesmo – histórias em quadrinhos em que apresentava homens e mulheres (e também alguns animais) nas mais diversas situações, onde tudo convergia para o mesmo ponto: a sacanagem.

A idéia de criar as revistinhas de sacanagem, também conhecidas por “catecismos” (por serem escondidas dentro de publicações religiosas), surgiu quando um colega lhe apareceu com duas revistinhas italianas e, sabendo do talento do amigo para o desenho, lhe pediu que ampliasse os desenhos. Alcides tomou gosto pela coisa, e a partir daí passou a criar suas próprias histórias, utilizando-se diversas vezes do artifício de copiar desenhos e posições de outras revistas e fotonovelas eróticas. Temendo perder o emprego – e, depois de aposentado, sua humilde pensão – caso se envolvesse em escândalos (em função da antiga Lei 7.967, que regia o funcionalismo público), Alcides adotou o nome fictício de Carlos Zéfiro, e passou a produzir inúmeras historinhas na clandestinidade.

Alcides também tinha dotes musicais: amigo de Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho, compôs quatro sambas com o último, entre eles o clássico “A Flor e o Espinho”. Mas foi mesmo com sua identidade secreta que Caminha conheceu o sucesso, mesmo que sem retorno financeiro.

CARLOS ZÉFIRO

 

SACANAGEM? ESCONDIDINHO É MAIS GOSTOSO

Os catecismos eram vendidos clandestinamente em locais como barbearias e bancas de jornal. O formato fino das revistinhas de sacanagem facilitava a ocultação, sendo escondido em livros, cadernos e principalmente em outras revistas que eram compradas exclusivamente com este propósito, para a felicidade dos jornaleiros que sempre lucravam em dobro. As histórias de Carlos Zéfiro, na maioria das vezes, apresentavam mulheres e homens gostosos, fogosos e viris. De vez em quando aparecia um jumento aqui, um corcunda ali, mas estes eram exceção à regra. Curiosamente, sua historinha mais vendida, a hilária “Aventura de João Cavalo” trazia como protagonista um nordestino atarracado e feioso que, digamos, possuía um dote peculiar que compensava sua falta de beleza e justificava tal denominação.

As revistinhas de Carlos Zéfiro eram um sucesso entre os adolescentes cheio de espinhas e tesão, encontrando público também entre os homens de outras faixas etárias. E coitado de quem desse mole de ser flagrado portando uma dessas obscenidades por aí: consideradas como uma total imoralidade pelas tradicionais famílias católicas da época, os catecismos também sofriam a fúria impiedosa das feministas, que se consideravam reduzidas à condição de reles putas em suas histórias. Com todo esse arsenal moral apontado para sua cabeça, Alcides achou melhor manter sua identidade em segredo, mesmo depois de ter interrompido seus trabalhos em 1968, temendo a perseguição do regime militar, além de enfrentar dura concorrência das famosas revistinhas dinamarquesas e suecas, que traziam fotonovelas de sacanagem a cores, com closes de genitálias que não eram páreo para sua humilde “sacanarte”.

REVISTA DE SACANAGEM

CARLOS ZÉFIRO – O FIM DE UM MISTÉRIO

Após uma histórica investigação da revista Playboy e cedendo à pressão de seus filhos, em 1991 foi finalmente revelada a verdadeira identidade de Carlos Zéfiro. Ele foi apresentado publicamente na 1ª Bienal Internacional de Quadrinhos, no Rio de Janeiro. Este que vos escreve possuía 15 anos à época, e lembra muito bem do momento em que se aproximou de uma fila de autógrafos, portando exemplares da MAD e Chiclete com Banana debaixo do braço; ao indagar a um dos barbudos na fila quem era aquele velhinho cercado de coelhinhas da Playboy autografando livretos velhos e amarelados, recebeu a seguinte a resposta: “é o responsável por tudo o que você carrega aí”. Levou algum tempo para que eu entendesse que ele falava dos desenhistas que eu curtia, e um pouco mais de tempo para entender que ele não se referia somente a eles.

Em uma de suas entrevistas concedidas após se revelar publicamente, perguntaram a Carlos Zéfiro se ele possuía a consciência de ser parte da história do país, ao que respondeu, com a habitual simplicidade: “não ligo muito para isso, não. Com sinceridade. Afinal, é muita honra para um nobre marquês. Acho tudo na vida muito efêmero. Hoje se está no apogeu, amanhã no ostracismo e acabou”.

Hoje em dia, nesses tempos de popozudas e turbinadas, em que o erótico perde cada vez mais lugar à vulgarização do sexo, parece difícil folhar uma das revistinhas de Carlos Zéfiro e acreditar que se pudesse sentir tesão com tamanha simplicidade de traços. Mas as páginas coladas dos catecismos remanescentes vêm provar justamente o contrário.

Por Alexandre Travassos