Outubro chegou e com ele já escuto o foronfonfom dos instrumentos de sopro a anunciarem mais uma Oktoberfest! Comidas, roupas e danças típicas alemãs, jogos, apresentações e muita “bandinha” colorem uma das festas mais populares do mundo. E é claro que não dá pra falar de Oktober sem lembrar da estrela da festa: o chopp.

Antigamente, o que separava o chopp da cerveja era um processo de pasteurização, que nada mais é que super aquecer a bebida e em seguida resfriá-la, provocando um choque térmico que ~limpa~ o líquido expulsando os micro-organismos resultantes da fermentação. A pasteurização da cerveja além de oferecer uma “estabilidade microbiológica”, faz com que ela dure mais, mas causa também diferenças no sabor e na textura, deixando ela mais pesada.

Porém, se você atentou para o “antigamente” provavelmente vai supor que hoje a história é outra. Oh yeah! Agora, a maioria das grandes cervejarias colocam tudo no mesmo balaio (ou barril?), fabricando tanto o chopp quanto a cerveja sob os mesmos ingredientes e processos de produção. A simples diferença é que ao passar pela serpentina da chopeira o chopp é empurrado pelo gás (CO2 ou nitrogênio) presente na máquina, fazendo com que essa pressão lhe confira mais suavidade e leveza.

 Agora que está tudo esclarecido, erga seu caneco e embarque nas Oktobers Brasil a fora! EIN PROSIT!

 

Caléndario Oktoberfest

Oktober de Blumenau – SC: 3 a 20/10

Oktober de Itapiranga – SC: 5 a 20/10

Oktober de Igrejinha – RS: 18 a 27/10

Oktober de Santa Cruz do Sul – RS: 2 a 13/10

Oktober de São Paulo – SP: a primeira edição ocorreu em novembro do ano passado e por enquanto não há novidades sobre a festa em 2013. Vale ficar ligado 😉

 

 

Por Paola Müller