Quando falamos em comportamento, pode vir à cabeça a imagem de algo engessado, antigo, ultrapassado até. Num momento, porém, onde a discussão de valores é cada vez mais frequente e a transparência está voltando a ser diferencial, cabe ressaltar alguns comportamentos que mostram o quão especial todo ser humano pode ser:

Comportamentos que fazem a diferença sempre

 

1 | Perceber oportunidade de aprendizado em cada contato pessoal

O aprendizado não está só nos livros! Entender que cada contato pessoal, seja com clientes, fornecedores e até mesmo encontrando amigos no supermercado pode trazer oportunidades de aprender um pouco mais, torna o mundo uma universidade em tempo real. Numa época em que entender de gente é um dos melhores valores agregados que podemos ter, a matéria-prima está bem a nossa frente.

 

2 | Reconhecer a qualidade em outro, além de si mesmo

É ótimo saber dos nossos pontos fortes, sermos reconhecidos e elogiados, não é mesmo? Ótimo, por que não fazemos isso também, promovendo o reconhecimento no outro? Muitas vezes esperamos que o elogio venha só de um líder, um familiar ou de alguém específico, quando na verdade esta é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer um… e o melhor de tudo, gratuita, com muito retorno garantido.

 

3 | Ter a capacidade de admitir e corrigir os próprios erros

Competência que de certa forma está em falta no mercado, onde às vezes é mais comum ver a procura por culpados… enfim, admitir o erro e corrigi-lo é sinal de comprometimento, envolvimento e ética. Lembre-se disso. Vale para qualquer profissional, mas principalmente se você for um líder.

 

4 | Construir relacionamentos com base em transparência e confiança

Pressuposto básico, a princípio, dos relacionamentos, a transparência pode parecer item fora de moda. É, porém, uma forma, ou talvez a única, de construir interações baseadas em confiança. Se você pensar em todas as vezes que alguém não foi transparente com você, vai perceber rapidamente como isso é importante.

 

5 | Agregar valor através de participação e envolvimento

Participar e envolver-se faz todo o sentido, quando consideramos o trabalho ou as pessoas importantes. Certamente você tem várias ideias que agregam valor em seu trabalho ou dia-a-dia, não permita que o receio de não serem aceitas prejudique sua participação e visibilidade.

 

6 | Competir de forma sadia, através do próprio talento

Os grandes mestres dizem que quando você utiliza seu talento, aquele que é só seu, nem há sentido na competição, pois só você tem determinada habilidade. O problema é que muitas vezes conhecer o seu talento implica em quebrar alguns paradigmas, mudar alguns caminhos e uma pitada de coragem. Mas certamente vale a pena.

 

7 | Multiplicar conhecimento de maneira constante

Já foi o tempo em que reter o conhecimento era sinal de controle e poder! Hoje quem retém o conhecimento é menos inteligente e fica obsoleto rapidamente. Multiplicar seu conhecimento não permite apenas que todos ao seu redor possam pensar de forma a agregar valor em equipe e trocar ideias consistentes, mas também mostra seu profissionalismo e segurança.



Lisiane Szeckir Batista da Silva

Publicitária com Especialização em Comunicação pela ESPM/POA. Hay Teacher - Facilitadora do método “Heal Your Life” no Brasil. Analista Comportamental e Master Coach formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com reconhecimento internacional pelo ICI (International Association of Coaching Institutes), ECA (European Coaching Association) e GCC (Global Coaching Community). Diretora da Líbera Treinamento e Capacitação, atua há 14 anos na área de desenvolvimento humano, através de programas nas áreas de atendimento, comunicação, equipes, formação de líderes e coaching.

All author posts

Privacy Preference Center