O Festival Multiplicidade realizou no final de semana passado no Rio de Janeiro uma oficina criativa de dois dias com crianças que utilizaram instrumentos musicais em geral (de corda, percussão e eletrônicos) doados. O artista plástico Cadu, vencedor do Prêmio PIPA 2013, ministrou esse workshop onde foi construída uma peça (ou escultura) que será o instrumento musical a ser usado na apresentação “Musica de Invenção” do italiano Luca Forcucci, dia 24 de setembro, quinta-feira agora, no Oi Futuro Flamengo.
Luca será responsável pela intervenção na escultura musical de Cadu. A partir dos instrumentos utilizados na construção da obra e do resultado final do workshop, Luca mostra uma nova perspectiva dos objetos doados. Com mestrado em música e tecnologia na SARC (Sonic Arts Research Centre) e doutorado na MTIRC (Music, Technology and Innovation Research Centre), ele utiliza elementos presentes no dia a dia para construir seus trabalhos.
Confira abaixo 3 perguntas que fizemos para Luca Forcucci:
MOOD – Como você se define? Artista, pintor, escritor?
LUCA FORCUCCI – Não sou uma artista e compositor muito disciplinado. O som e o espaço são materiais utilizados no meu trabalho, a percepção e a consciência de tudo o que está ao meu redor é importante para cada obra.M – O que você vai trazer para o Festival Multiplicidade?
L – No dia 24 de setembro, eu irei desenvolver uma composição com base na escultura do artista Cadu e vou tocar essa escultura no Oi Futuro. Nos dias 5 e 6 de novembro vou apresentar composições baseadas na ideia de cinema para os ouvidos e para a mente e dar uma palestra sobre meu trabalho no Parque Lage.M – Qual a sua relação com o Brasil e os planos para o futuro?
Joca Vidal
Joca Vidal é economista mas gosta mesmo é de escrever e de ouvir
música e foi por isso que, em 2002, entrou para a MOOD depois de
abandonar um emprego em uma grande seguradora. É sócio da Binômio
Comunicação, empresa que atende eventos bacanas e clientes
interessantes, além de produtor e DJ.
Related Posts
10 de maio de 2016
Projeto colaborativo Dicionário de Gêneros propõe discussão sobre diversidade
A plataforma Dicionário de Gêneros…