O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de  apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó ou achocolatado) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite, branco, amargo, com emendoim, amêndoa ou avelã, com ou sem recheio variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico.

Aprofundando o conhecimento sobre o chocolate:

O chocolate amargo é feito com grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas que é a forma que veremos em seguida.

Estudos recentes sugerem que o cacau e o chocolate amargo podem surtir certos efeitos benéficos na saúde humana. O cacau possui uma considerável ação antioxidante. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo.

A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo. Além do mais, a natureza doce e gordurosa do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazerosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazerosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido, portanto, não exagere na quantidade.

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

Estudos sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido e ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotetora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes. O chocolate também possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.

Depois desta aula sobre o assunto vamos ao que interessa, top 7 de receitas com chocolate.

[hr]

Brigadeiro de colher

copinho

Ingreditentes

– 1 lata de leite condensado (395g)
– Meio tablete de chocolate em barra meio amargo (85g)
– 1 caixa de creme de leite (200g)

Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo baixo o leite condensado com o chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml de capacidade). Espere esfriar e sirva a seguir.

Sobre a receita

  • Rendimento: 18 docinhos
  • Tempo de Preparo: 15 min.
  • Tempo Total de Preparo: 20 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $ – Baixo
    [hr]

Dedinhos de chocolate

dedinho

Biscoito triturado com chocolate, canela e cravo, doce de leite em formato de palitinhos.

Ingredientes
– 1 pacote de biscoito tipo maisena
– 1 lata/porte de doce de leite
– 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
– meia colher (chá) de canela em pó
– 1 pitada de cravo da índia em pó
– 3 tabletes de chocolate meio amargo, picados

Modo de Preparo
Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa grossa. Em uma tigela, misture delicadamente o biscoito, o doce de leite, o chocolate em pó, a canela e o cravo. Modele como palitinhos e leve ao freezer por cerca de 30 minutos, ou até ficar firme. Divida o chocolate em três partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Torne a picar finamente a parte restante e reserve. Aqueça uma panela com água até que atinja a temperatura de 48 °C, ou seja, suportável ao contato da mão. Retire do fogo. Coloque a tigela com as duas partes de chocolate na panela de água quente, mexendo lentamente até derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do chocolate picado. Mexa até derreter completamente. Continue mexendo para esfriar até 28 °C (encostando um pouco de chocolate no lábio, a sensação deve ser de frio). Banhe os palitinhos, escorra e coloque sobre papel de alumínio. Leve à geladeira por cerca de 1 hora, retire e sirva.


Dica:

Se desejar, adicione castanhas de caju picadas ao recheio.
Os doces envolvem sempre uma manifestação de carinho, de satisfação. Inclua este docinho emitindo energia. Mas consuma com moderação.

Sobre a receita:

  • Rendimento: 40 porções
  • Tempo de Preparo: 120 min.
  • Tempo Total de Preparo: 480 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $ – Baixo
    [hr]

Frapê de chocolate com laranja

frape

Ingredientes
– 5 bolas de sorvete de chocolate
– 2 xícaras (chá) de suco de laranja gelado
– 2 colheres (sopa) de cobertura de chocolate para decorar

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o sorvete de chocolate com o suco de laranja. Decore os copos com a cobertura de chocolate e acrescente o frapê. Sirva.

Curiosidade:
Frappé é um verbo francês que significa gelado e é empregado principalmente, em relação a cremes e líquidos. No Brasil é batido e servido em copos altos.

Sobre a receita

  • Rendimento: 4 porções
  • Tempo de Preparo: 5 min.
  • Tempo Total de Preparo: 5 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $ – Baixo

[hr]

Bolo de chocolate

bolo

Bolo de Chocolate com recheio e cobertura de MOÇA FIESTA® e decorado com Biscoitos PASSATEMPO®

Ingredientes
Massa
– meia xícara (chá) de manteiga
– 1 xícara e meia (chá) de açúcar
– 6 ovos
– meia xícara (chá) de leite
– 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de chocolate em pó
– meia colher (sopa) de fermento químico em pó
– manteiga, para untar
– farinha de trigo, para polvilhar

Cobertura
– 1 lata de doce de chocolate ou 160g de chocolate meio amargo derretido

Modo de preparo
Massa:
Bata em uma batedeira a manteiga e o açúcar. Junte as gemas uma a uma até obter um creme homogêneo. Adicione aos poucos o leite. Desligue a batedeira e adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó, o fermento e reserve. Bata as claras em neve e junte-as à massa de chocolate misturando delicadamente. Unte uma fôrma retangular pequena (20 X 30cm) com manteiga e farinha e leve para assar em forno médio pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 30 minutos. Desenforme o bolo ainda quente e reserve.

Modo de Montar:
Cubra-o com o chocolate derretido ou doce de chocolate.

Microondas:
Bata em uma batedeira a manteiga
e o açúcar. Junte as gemas uma a uma até obter um creme homogêneo. Adicione aos poucos o leite. Desligue a batedeira e adicione a farinha de trigo, o Chocolate em Pó DOIS FRADES®, o fermento e reserve. Bata as claras em neve e junte-as à massa de chocolate misturando delicadamente. Unte um recipiente refratário redondo, com manteiga e farinha e leve ao microondas por cerca de 5 minutos em potência alta. Deixe cerca de 3 minutos em tempo de espera e desenforme.

Congelamento:
Se desejar, congele o bolo já pronto e frio, sem os biscoitos. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera em geladeira. Decore com os biscoitos e sirva.

Sobre a receita

  • Rendimento: 15 porções
  • Tempo de Preparo: 30 min.
  • Tempo Total de Preparo: 60 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $$ – Baixo
    [hr]

Trufa de chocolate

trufa

Ingredientes
– 1 lata de creme de leite
– 2 tabletes de chocolate meio amargo, picados
– 2 xícaras (chá) de chocolate em pó
– 100 g de manteiga em temperatura ambiente
– 2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky

Modo de preparo
Aqueça o creme de leite em banho-maria. Junte o chocolate meio amargo, mexendo até obter uma pasta homogênea. Retire do banho-maria e misture 1 xícara (chá) do Chocolate em Pó. Junte a manteiga e o conhaque, misture até ficar homogêneo e leve à geladeira por cerca de 24 horas. Faça bolinhas, passe no restante do chocolate em pó e conserve-as em local fresco. Sirva.

Dicas:
Se preferir, faça uma cobertura de chocolate para as trufas, derretendo 2 tabletes de chocolate meio amargo em banho-maria e fazendo a temperagem: retire-o do banho-maria e continue mexendo, na própria vasilha ou utilizando uma superfície de mármore, até que esteja frio (verifique a temperatura encostando um pouco de Chocolate no lábio: a sensação deve ser de frio. Se tiver um termômetro, a temperatura deve ser de 28°C). Mergulhe as trufas uma a uma. Escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel de alumínio, e leve para gelar por 1 hora. Após esse processo, passe as trufas no chocolate em pó e sirva.

PARA TRUFAS DE CAFÉ: Adicione 6 colheres (sopa) de café solúvel dissolvido em 1 colher (sopa) de água quente e misture ao recheio depois de pronto. Leve à geladeira e banhe as trufas com o chocolate, como indicado na receita.

PARA TRUFAS CROCANTES DE Nozes
Prepare o recheio como indicado na receita. Adicione 1 xícara (chá) de nozes pecãs ou castanhas-de-caju picadas. Leve à geladeira e banhe as trufas com o Chocolate, como indicado.

Congelamento:
Se desejar, congele as trufas sem passar no Chocolate em Pó ou a massa sem enrolar. Deixe em freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, deixe-as em geladeira por cerca de 3 horas, passe-as no Chocolate em Pó e mantenha em local fresco.

Curiosidade:
Trufa é o nome de uma espécie de cogumelo que nasce debaixo da terra em algumas regiões da Europa. Alguns animais, como cães e porcos são treinados para encontrá-las. É um ingrediente sofisticado e de sabor muito especial que dá o nome ao também especial, delicado e saboroso bombom que lembra a sua aparência.

Sobre a receita

  • Rendimento: cerca de 50 trufas
  • Tempo de Preparo: 30 min.
  • Tempo Total de Preparo: 180 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $$ – Baixo
[hr]

Mousse de chocolate

mousse

Ingredientes
2 ovos (claras em neve)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de conhaque
200 g de chocolate em barra picado (de preferência meio amargo)
1 lata de creme de leite

Modo de preparo
Bata muito bem as gemas com o açúcar, acrescente o conhaque e bata mais um pouco.
Aqueça o creme de leite, sem deixar ferver e derreta o chocolate. Junto às gemas, batendo sempre e por último misture delicadamente às claras em neve. Coloque em taças e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.
Sobre a receita

  • Rendimento: 6 porções
  • Tempo de Preparo: 30 min.
  • Tempo Total de Preparo: 210 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $$ – Baixo

Torta doce preguiça de chocolate

preguica

Ingredientes
– 400 g de chocolate em pó
– 300 g de manteiga sem sal
– 100 g de açúcar
– 7 ovos

CALDA DE BAUNILHA E CAFÉ:

– 200 ml de creme de leite fresco
– 1 colher (café) de café instantâneo
– 2 colheres (sopa) de mel
– 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Modo de preparo
1- Numa batedeira coloque o chocolate em pó, a manteiga sem sal, o açúcar e os ovos (um por vez até engrossar). Bata bem por 10 a 12 minutos.
2- Numa fôrma de alumínio redonda (26 cm de diâmetro X 4 cm de altura) coloque 2 colheres (sopa bem cheias) da mistura da batedeira e forre o fundo da fôrma. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 3 a 5 minutos. Retire a fôrma do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente.
3- Depois de esfriar complete a fôrma com a mistura que ficou na batedeira e alise bem a superfície. Leve para o freezer por 2 horas no mínimo.
Sirva com calda de baunilha e café.

CALDA DE BAUNILHA E CAFÉ:
Numa panela em fogo médio coloque o leite fresco, o café instantâneo, o mel, a essência de baunilha e deixe reduzir por mais ou menos 5 minutos, mexendo de vez em quando. Pode ser servida quente ou fria.

Por Giovana Jordão