7 motivos para você aproveitar os alimentos de forma integral

Saiba porque fazer o aproveitamento integral dos alimentos (usar cascas, ramas, folhas, sementes e talos) é tão importante.
[hr]
dinheiro

Reduzir os gastos com a alimentação

Quando compramos um alimento, como por exemplo bananas, pagamos pelo quilo. Isso inclui a polpa e a casca. Comemos a polpa, mas a casca é jogada no lixo. Dessa forma cerca 30-40% do que pagamos vai literalmente para o lixo.[hr]

casca

Cascas, ramas, folhas, sementes e talos são ricos em fibras, vitaminas e minerais

Se pararmos para pensar não temos o hábito de consumir essas partes dos alimentos por puro preconceito. Existem inúmeras preparações em que nem notamos a presença delas ou mesmo a mudança no sabor. É preciso experimentar!!

[hr]

lixo

Reduzir o lixo produzido preservando o ambiente

Quanto mais partes são descartadas, mais lixo é produzido. Cada um deve fazer a sua parte!
[hr]

saude

Com os alimentos podemos evitar muitas doenças

Existem alimentos denominados funcionais. Eles possuem princípios ativos que ajudam a reduzir o risco de muitas doenças, como câncer, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, entre outras. Quanto menos refinado mais benefícios teremos.
[hr]

vitaminas

Como diz o ditado “a gente é o que a gente come”

Se não consumimos as partes que possuem mais fibras, vitaminas e minerais podemos ter déficit de algum nutriente, causando doença. Melhor prevenir do que remediar, e a nossa melhor forma de prevenir é mesmo o alimento.
[hr]

 Ajudar a manter o corpo em equilíbrio

saoA ingestão correta de nutrientes presentes nos alimentos consumidos de forma integral ajuda a melhorar o funcionamento do organismo. Se ele funciona corretamente é muito mais difícil adoecermos. Por exemplo, se fibras e água são consumidas de forma correta, o intestino funciona regularmente e a possibilidade de adquirirmos câncer nessa área reduz bastante.
[hr]

feliz

Melhorar a qualidade de vida

Qualidade de vida não se trata apenas de alimentação, mas quando o corpo está em equilíbrio fica muito mais fácil realizar as tarefas diárias, ajudando a aumentar a disposição.
[hr]

Viviane Senandes é nutricionista do Sesi e participa do Programa Cozinha Brasil – Aproveitamento de Alimentos e Educação Nutricional, que percorre todo o país multiplicando estas ideias do bem.

Deixe uma resposta