As ruas estão sujas porque tem gente que joga papel de bala, cigarro, tampinha de garrafa, casca de banana, pedaço de biscoito e outras coisas no chão. Outros, quando jogam sujeira no chão, dão risada e justificam “os garis precisam de trabalho”. Existe suborno porque você é pego com maconha e faz um “acordo” com a polícia. A baixaria começa porque você resolve furar uma fila imensa. Ou quando, por uma besteira qualquer, é intolerante e resolve xingar quem está ao seu lado. A falta de educação surge quando senta no lugar destinado aos idosos, deficientes ou gestantes. A falta de noção se instala quando você estaciona o carro em local proibido ou faz fila dupla, “já que são só dois minutinhos”. A falta de bom senso existe quando você tenta resolver tudo na base do “você sabe com quem está falando?”. A falta de caráter aparece no momento em que você abre a carteira de outra pessoa e tira uma nota de cem reais. E a falta de maturidade quando você tenta colocar sempre a culpa em alguém, ao invés de assumir seus erros.
Somos, sim, cheios de falhas e faltas. Mentimos, enganamos, roubamos, distorcemos, tentamos nos dar bem, queremos sempre tirar vantagem com o famoso jeitinho brasileiro. Achamos que somos invencíveis e poderosos e esquecemos que as coisas estão, sim, do avesso, mas para endireitá-las precisamos endireitar nossa mentalidade e conduta primeiro.
Por Clarissa Corrêa
Wessel du Plooy / Shutterstock.com
Andre Barbosa
O desejo por novidade e por conhecer sempre mais sobre o comportamento humano é o que move esse publicitário carioca, que já mora em Porto Alegre há duas décadas.
Você também vai gostar de ler...
10 de maio de 2016
Projeto colaborativo Dicionário de Gêneros propõe discussão sobre diversidade
A plataforma Dicionário de Gêneros…