7 pérolas do design automotivo

Carros, assunto exclusivo de homens? Já foi o tempo…Confira agora 7 carros que tem design de tirar o fôlego de qualquer um.

 [hr]

1- BMW GINA

bmw_gina_3O carro conceito Gina (Geometry and Functions In ‘N’ Adaptions), da BMW, é uma obra-prima do design contemporâneo que alia altíssima tecnologia a um desenho orgânico, com linhas elegantes e suaves  e materiais surpreendentes. Totalmente revestido com um tecido ultra-resistente e flexível, que cobre desde as lanternas até os faróis (eles abrem e fecham como se fossem pálpebras, conferindo um aspecto humano único ao carro), o protótipo é capaz de transformar a carroceria e partes internas que esticam e mudam de forma para se adaptar às necessidades de cada usuário. Quando o motorista senta no seu lugar, o volante se desloca para frente e o encosto de cabeça e os bancos se levantam. Um luxo só, e em breve exeqüível! Contando os dias…

[hr]

mini cooper 4Entre os pequeninos econômicos e canônicos, que ganharam novas versões recentemente, a exemplo do Beetle e do Fiat 500, o mais feliz deles foi o Mini, criado pela BMC e lançado no mercado britânico em 1959. Desde então, já teve várias versões. Charmoso, veloz, compacto e ágil, seduziu até a rainha Elizabeth II, que tinha um prateado.

Hoje sob a chancela da alemã BMW, a marca mudou seu nome para MINI e o valor da história do carrinho está refletida no seu preço no mercado, nada econômico. Ainda assim, o design do MINI Cooper atravessou décadas e se reciclou sem perder a personalidade e as linhas básicas, ganhando ainda mais prestígio e desempenho. Dizem que o próximo do gênero a ser relançado é o lendário Citröen 2 CV. Bem-vindo seja!

[hr]

 3- Porsche 911

porsche 911-2007-turboDesde seu lançamento em 1964, o Porsche 911 é um dos esportivos de maior sucesso de todos os tempos e com grande potencial para rallies, tendo ganhado diversos. Apesar de já ter sofrido diversas transformações e ganhado tecnologia extra a cada releitura, o objeto de desejo de dez entre dez aficionados por velocidade sobre 4 rodas nunca perdeu suas características originais e essenciais neste mais de 45 anos, como os emblemáticos faróis circulares cromados e capô com descida suave. Veloz, elegante, leve, rápido e estável, é definitivamente uma pérola do design de todos os tempos.

 [hr]

Car Photography Stock Images

Revolucionário desde o seu lançamento, o Lamborghini Countach deu novos rumos ao design de superesportivos. Seu desenho é considerado futurista e contemporâneo até hoje, apesar de ter deixado o chão de fábrica pela primeira vez em 1974. Suas linhas retas e as portas que abrem para cima continuam seduzindo, embora sua produção tenha sido encerrada em 1990.

Seguindo a tradição de ganhar o nome de um touro campeão, o Countach é o coupé que qualquer apaixonado por supercarros sonha em ter.

 [hr]

5- Jaguar E-Type

jaguar e-typeEste ano o Jaguar E-Type comemora 50 anos reinando absoluto nas listas de eternos do design automobilístico. O carro também é considerado por ninguém menos do que Enzo Ferrari como o mais belo de todos os tempos.

Modelo mais icônico da Jaguar, o E-Type introduziu o conceito de aerodinâmica na engenharia automobilística, influenciando no design de diversas outras marcas nas gerações seguintes.

Para celebrar seu cinqüentenário, ele vai fazer aparições nos maiores eventos do setor, começando pelo Geneva Motor Show, onde o modelo original foi desvendado para o público pela primeira vez há meio século, causando tanto impacto e admiração quanto hoje. A obra de arte, que faz parte do acervo do MOMA de Nova York, encapsula o espírito revolucionário e rebelde de seu tempo e virou símbolo dos “swinging sixties”.

[hr]

 6- Bentley Mulsanne

bentley_mulsanne_2011_01Desenvolvido com tecnologia avançada, mas sem abrir mão da identidade visual da poderosa marca inglesa, o Mulsanne, lançado em 2010, foi desenvolvido com a missão de ser o carro mais luxuoso já construído pela montadora.

Imponente, possante e com o design retrô característico da marca, com grade dianteira em formato de colméia, ele vem com equipamentos de última geração e seu interior tem acabamento impecável. Couro, madeira e metal são os únicos materiais presentes na parte interna do Mulsanne e as duas poltronas de trás são mais elevadas, permitindo aos passageiros uma ótima vista à frente. Enfim, luxo e elegância únicos. Já nasceu clássico.

[hr]

7- Bugatti Type 57SC Atlantic

1937_bugatti_type_57s_Um dos únicos dois Bugatti Type 57SC Atlantic, de 1936, foi arrematado em um leilão realizado em maio de 2010 por US$ 40 milhões pelo Mullin Automotive Museum, em Oxnard, na Califórmia. O outro pertence à coleção de Ralph Lauren. Longilíneo, curvilíneo e inconfundível, é o mais belo e importante carro do período pré-guerra.

Inteiramente desenhado por Jean Bugatti, filho de Ettore, o fundador da marca imortalizada por toda uma família composta por gênios do design e da engenharia, o 57 Type Atlantic é um dos carros mais desejados de todos os tempos. Com design futurista e tecnicamente sofisticado, lidera o ranking de incontestáveis. Definitivamente irresistível.

 

 

 

Por Gabriela Albandes e Décio Schroeter Jr. 

Deixe uma resposta