Dia de Cosme e Damião é dia de doce! Mas por quê? Quem são eles? Onde viveram? O que fizeram? Como viveram? Leia hoje na MOOD! 😀

Os irmãos gêmeos, na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos, nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente, seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Exerciam a profissão especialmente com crianças e animais (por isso a fama de distribuição de doces, são conhecidos como protetores dos pesquenos) e não aceitavam receber um centavo pelo serviço prestado. Seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.

Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. As perseguições do Imperador Diocleciano, porém, não demoraram a frear a ação benéfica destes “médicos do amor”. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Foram forçados a negar sua fé e ainda assim decapitados. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião.

Sua festa é celebrada atualmente no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa. A festa é comemorada diferentemente em todos os cantos do Brasil, em Recife, por exemplo, na cidade de Igarassu, a festa de Cosme e Damião vai durar seis dias! Com programação a partir da terça-feira (24 de setembro), o palco montado no Sítio Histórico do município vai receber atrações como Luan Santana, Alceu Valença, Garota Safada, Quinteto Violado, entre outros #vaibombarheinhô! Já em Resende, no Rio de Janeiro as vendas para Dia de Cosme e Damião movimentam as lojas e o faturamento do comércio chega a ser 40% maior em setembro.

Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com até sete anos, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade.  Entre os adeptos da Umbanda, reza a crença de que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna neste mundo. Mas, embora não apareça de forma física, Doum também é venerado e respeitado como  “aquele que não veio”.

Acreditando ou não, sendo crente ou não, aprovando ou não, admitindo ou não, todo mundo já fez uma simpatia nessa vida. Não precisa ter vergonha! 😉 A MOOD, inclusive, te ensina umas específicas pra essa data #sejogapintosa.

Simpatia para proteção da casa (porque hoje em dia, né? #tenso):

no dia de Cosme e Damião, compre duas chupetas, uma rosa e outra azul. Compre também e uma vela rosa e uma azul. Coloque as chupetas próximas as velas e deixe as velas queimarem até o fim, pedindo a Cosme e Damião que consagrem as chupetas para que elas atraiam sorte, proteção e prosperidade dos santos gêmeos durante todo o ano. Depois que as velas terminarem de queimar, coloque as chupetas em um cantinho escondido em seu armário na cozinha. Troque no ano seguinte despachando as chupetas do ano anterior em um jardim com 2 balas de sua preferencia. Renove anualmente no dia 27 de setembro.

Simpatia para acalmar criança muito agitada (chinelada de Havaianas, mentira!):

para acalmar as crianças que tem energia de sobra e são muito briguentas é só pegar uma peça de roupa e lavar normalmente. Na última água colocar a peça de molho em uma boa quantidade de água (mais de um litro) e dissolver uma colher de café de açúcar cristal na água. Deixar a peça de molho nesta água e acender duas velas pequenas brancas pedindo a Cosme e Damião que acalmem a criança e traga mais docilidade nos caminhos dela. Quando as velas terminarem de queimar, torcer a roupa e deixar secar normalmente. Entregar a criança para usar sem dizer nada a ela. Pode repetir semanalmente com peças diferentes de roupas até a criança acalmar.

Simpatia para não faltar dinheiro o ano todo (TODOS FAZENDO!):

repita anualmente no dia 27 de setembro. Compre uma figa de metal de sua preferência, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Coloque os pãezinhos de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano. Quando as velas terminarem de queimar colocar a figa na carteira e só retirar no ano seguinte. Levar os pães de mel a uma praça e colocar aos pés de uma planta. No ano seguinte repetir deixando a figa velha com os pães de mel no jardim.

Depois conta pra gente se funcionou! Have fun e ótimas vibrações, nesse e em todos os dias do ano. Agora e na hora da nossa sorte, amém. 😉


Paula Moran

Gauchíssima, já quis ser arquiteta, bióloga marinha, jardineira e bailarina, no momento é conteudista na MOOD, social media em uma agência digital e estudante de Jornalismo. É curiosa e fofoqueira, mas não curte muito o ser humano, então prefere interagir com as plantas. Quando crescer quer ser instrutora de yoga para animais, mas antes disso precisa parar de fumar. Nas horas vagas costuma alternar paixões entre livros, lápis, papéis, música, incensos, chás e tatuagens. Se tudo der certo vai dar tudo errado e ela vai ser deportada para o Uruguai.

Facebook: https://www.facebook.com/paulinhamoran
E-mail: [email protected]

All author posts

Privacy Preference Center