Inspiração, cadê você?

Era uma vez um momento em que eu precisava de inspiração para criar algum texto espetaculoso e bacanudo, desses que vez ou outra eu me vejo escrevendo pra vocês. E aí que NADA, nada de bom me passou pela cabeça. Sabe quando a inspiração tarde e falha? E quando ela falha comigo, é implacável. Que horror! É mesmo. Mas acontece, fazer o que?

Resolvi recorrer aos amigos, pedindo pautas do que eles estavam afins de ler na MOOD, refleti sobre as sugestões, comecei a escrever e NADA ou quase nada.

 

*Se sentindo num ciclo vicioso de limbo criativo ao estilo Charlie Kaufman no filme Adaptação*

Até que fui pedir ajuda ao oráculo Google pra ver o que é que eu ando fazendo de errado, porque né? Assim não dá, assim não pode ser! Perguntei: Inspiração cadê você?

Identificação à primeira página de resultados. Tem muita gente nesse mundo procurando inspiração, feito eu. E o cenário do limbo criativo meio que passa mais ou menos pelos mesmos sintomas: preocupação com coisas da vida mundana (TENHO), pouco tempo ou dinheiro para ler livros, ver filmes, visitar exposições, ouvir música, viajar e outras desopilações necessárias (TEMPO? Mal tenho tempo pra respirar. DINHEIRO? Me dá!) e falta de ânimo para pensar (Afinal, sem tempo pra coisas legais, sem verbas e cheia de preocupação, quedê ânimo pra pensar?). Pouca novidade, muita lógica.

Depois caí na asneira de começar do começo e ler o significado de inspiração. Dentre outras coisas, olha ali, tem a ver com “grande talento e gênio”(NÃO TENHO). Gente! E foi aí que eu já quase me arranjei um problema de autoestima. PIREI!

inspiracao1

 

 

Mas foi procurando pelo significado da inspiração que eu também vi a solução no Dicionário inFormal: Estímulo. Sonho, ação, coragem e decisão. E pensei bem nisso e percebi que o que está faltando mesmo nesse mundo, em geral, é a gente sonhar, agir, ter coragem e tomar decisões. Então eu realizei e vou propor, pra mim e pra vocês todos, esse exercício a seguir. Pra fazer uma vez por dia, assim que der, bem rapidinho… E mais adiante, que tal compartilharmos aqui na MOOD os resultados?

 

inspira2

 

GO!

Vamos ter um sonho (de preferência realizado).

Vamos gerar uma ação (boa ação, plmdds).

Vamos ter coragem (encarar a realidade e parar de inventar desculpas).

Vamos tomar decisões (vambora fazendo).

 

Acho bem possível. Vou tentar. Daí, quem sabe essa tal felicidade volte a sorrir pra mim e eu me sinta melhor? E volte a escrever inspirada e especialmente pra vocês, seus lindos, que estão aqui comigo, juntinho e acompanhando essa minha bobeira toda.

“Inspiration is for amateurs — the rest of us just show up and get to work.”
Legendary artist Chuck Close on inspiration, work ethic, and problem-solving vs. problem-creating – http://www.brainpickings.org/index.php/2012/12/27/chuck-close-on-creativity/

 

Por Luluca

Deixe uma resposta