A pergunta é muito simples, a resposta é que é complicada. É claro que dinheiro, sucesso profissional, lazer, família e amigos fazem qualquer um feliz, mas qual é a sua prioridade: dinheiro e fama, ou aconchego e qualidade de vida? Dosar o peso de cada um desses âmbitos é muito difícil, mas quem consegue está a um passo da felicidade. A grande questão é administrar o tempo e perceber como você o vive.
Sucesso profissional e pressão
Deixar uma vida de êxitos profissionais é uma questão de opção de quem tem coragem. Não há como dissociar o sucesso na carreira da pressão que, geralmente, exige muito do profissional. E entre as exigências mais comuns está justamente o tempo dedicado ao trabalho, ou seja, abdicação quase que total da vida pessoal. Muitos diriam que viver uma situação como essa é para poucos, mas na realidade, muitos a vivem. E, ironicamente, “deixam de viver”. Mas há quem goste e é feliz assim…
E quem não gosta?
“Menos é mais”. Será que é isso mesmo? Viver com menos também pode causar uma grande pressão. Deixar uma carreira de sucesso é uma opção que leva as pessoas a pensarem num item que também pesa bastante: a reação das pessoas e o “politicamente correto”. Quem lida bem com as críticas encara melhor o desafio, mas no caso da maioria, a experiência exige muito controle interno. Quem gosta de ser chamado de louco ou inconsequente? Se você está pensando em largar tudo para viver de forma mais simples, prepare-se: os “nãos” serão muitos, e virão como pedras.
O que faz você feliz? – Alguns exemplos de corajosos que mudaram suas vidas
Ian Mecler já era famoso quando lutava Jiu Jitsu. Mas antes de chegar à faixa preta, já havia conquistado sua independência financeira através da informática. Ex-professor da Puc nessa área, Ian percebeu que o sucesso profissional e financeiro não o completava, e partiu à procura de algo que nem ele sabia o que era. Durante sete anos continuou sendo sucesso nas artes marciais, mas o caminho ainda não era esse. Hoje, mestre em Cabala, Ian Mecler encontrou-se. Menos sucesso profissional e mais feliz e com qualidade de vida. Eis aí uma prova.
Já pensou em largar tudo e ir viver no mar? A publicitária Sandra Chemin deixou uma carreira de sucesso em negócios de internet e se juntou ao marido, Lucas Tauil de Freitas, para viverem a bordo de um veleiro com duas filhas. A volta ao mundo começou em 2009 e vai terminar em 2014. Ousado? Na verdade, eles estão nessa aventura desde 2003, quando Lucas descobriu uma doença grave, mas que felizmente, tratava-se de um alarme falso. O erro do laboratório acertou o caminho da família, que hoje sobrevive oferecendo palestras corporativas e aulas para crianças em suas paradas pelo mundo. Já viu o site? Acompanhe as expedições da família e inspire-se: http://santapaz.com/ Seja qual for o seu caminho, ser feliz é fundamental!
Andre Barbosa
O desejo por novidade e por conhecer sempre mais sobre o comportamento humano é o que move esse publicitário carioca, que já mora em Porto Alegre há duas décadas.
Você também vai gostar de ler...
25 de março de 2022
How to Trust your Intuition when You’re Making a Decision
When you are alone for days or weeks at…
18 de março de 2021
Capture the Beauty of Nature through Photography
Talking to randos is the norm. I’ll…
3 de março de 2021
I Like Keep Things Simple to Appreciate the Details
After designing my ideal week, I had a…