“O Bairrista surgiu no meu quarto, num celular, num perfil de twitter.” – Júnior Maicá
Depois de 8 meses do @O_Bairrista no twitter, Júnior Maicá, idealizador e criador do projeto transformou o perfil em site no dia 2 de janeiro de 2011. Resultado: em menos de uma semana no ar, foram mais de 5 mil visitas ao “jornal online”, que traz notícias fictícias (mas comumente confundidas com verdades, e muitas delas poderiam realmente ser) sobre o estado do Rio Grande do Sul. Em tom totalmente satírico, debochado e saudosista.
Fazer rir, divertir e ironizar o cotidiano é o único objetivo de Maicá. “Não sou tradicionalista, mas adoro Porto Alegre, gosto do Hino Riograndense, mas não gosto dos exageros, ideias separatistas, por exemplo.”
O humor 2.0 vem conquistando espaço internacional e os mais reverenciados por Maicá, tidos inclusive como inspiração são o nova-iorquino The Onion, que começou a circular impresso em 1988 e desde 1996 está na web, junto com os brasileiros Diário de Barrelas (www.diariodebarrelas.com.br), criado em 2009, e O Sensacionalista.
Sobre Maicá:
1. Quem é você, de onde veio e o que faz?
Eu sou Júnior Maicá, vim e sou de Cachoeirinha, do Rio Grande do sul até o fim dos tempos. Criei e escrevo 90% das notícias veiculadas no Periódico O Bairrista, “o maior e melhor Periódico do Rio Grande do Sul e do mundo também”.
2. Como surgiu a ideia de criar o blog O Bairrista?
Na verdade, é um portal de notícias relacionadas com a nossa República. A ideia surgiu ‘o nada, como todas as minhas ideias surgem. Não foi friamente calculada, apenas fruto da observação dos nossos costumes.
3. Como você avalia o sucesso do personagem?
É difícil falar sobre este assunto sem ser um pouco arrogante. Mas eu acho legal pra caramba.
4. Entre alimentar o blog, escrever uma coluna e participar de programa de rádio, o que mais lhe agrada?
Essa é difícil. O rádio tem um lance quase que familiar. É como se os comunicadores fossem meus amigos. Rádio é fundamental para mim, mas escrever e gostar de escrever foi o que me fez chegar até O Bairrista. A internet é apenas o canal mais fácil para se comunicar com bastante gente diariamente. As três funções têm características parecidas.
5. Como você se imagina daqui a cinco anos?
Sentado perto de uma churrasqueira, comendo uma carne. Vocês sabiam que quem mais come em um churrasco é o cara que fica perto do assador?
[hr]
Em recente palestra, o fundador d’O Bairrista contou como é importante ter uma ideia e coragem para mantê-la, usar a internet é um meio que proporciona tirar projetos da gaveta e colocar em prática, arriscar, mais ou menos o que aconteceu com ele. Nunca esquecendo da profissionalização do trabalho, do objetivo claro, da relação entre o meio termo que é agradar o público e o patrocinador. Inovação é um diferencial absolutamente necessário, a inércia não funciona no universo web, você se torna obsoleto e rapidamente descartável.
Além do site, O Bairrista circula em jornal impresso, está no twitter, facebook, lançou um app para smartphone, tem um programa na rádio, vai ter edições diárias durante a Feira do Livro de Porto Alegre e, lançou uma novidade em primeira mão: em breve começarão a comprar matérias que julgarem interessantes de colaboradores que poderão se tornar possíveis Bairristas efetivos. Curtiram? Fiquem ligados!
Pra quem ainda não conhece, seguem abaixo os links de contato e uma dica, não desistam, invistam “a internet mudou minha vida”, o Maicá disse, quantos de nós também não podem ou poderão dizer essa mesma frase?
*A MOOD é top, esse post tem até vídeo celeb! Beijinho no ombro pra vocês ;*
Por Paula Moran
Paula Moran
Gauchíssima, já quis ser arquiteta, bióloga marinha, jardineira e bailarina, no momento é conteudista na MOOD, social media em uma agência digital e estudante de Jornalismo. É curiosa e fofoqueira, mas não curte muito o ser humano, então prefere interagir com as plantas. Quando crescer quer ser instrutora de yoga para animais, mas antes disso precisa parar de fumar. Nas horas vagas costuma alternar paixões entre livros, lápis, papéis, música, incensos, chás e tatuagens. Se tudo der certo vai dar tudo errado e ela vai ser deportada para o Uruguai.
Facebook: https://www.facebook.com/paulinhamoran
E-mail: [email protected]