Apartamento não tem jardim! Senti saudades das manhãs de domingo, de poder caminhar no gramado, de ter frutas ao alcance das mãos e de ver o verde crescendo com o passar dos dias… Só não senti falta de cortar a grama.

Não nos alimentamos só de comida, por isso procurei recriar no apartamento um pouco da vida do interior e trazer para dentro dos cômodos algumas plantas e consigo seu acolhimento. Além de proporcionar conforto e tranquilidade, as plantas contribuem para a umidade do ar e harmonia do ambiente.

A escolha não é fácil. Pega sol? Não pega? Rego ou não? Aqui vão algumas dicas práticas para te ajudar a por vida no seu apartamento, desde a escolha das plantas até como acomoda-las.

Como seres vivos, plantas também precisam de luz e não podem ficar no escuro. Ventilação também é primordial. Convenhamos, não só para elas. Para nós também!

1) Lança de São Jorge.

É esguia, elegante e não ocupa muito espaço. Não a risco de quebra-la engatando na roupa ou algo do tipo. Pode-se acomodar o vaso em corredores e lugares de grande fluxo. Como não há folhas, não há desfolhamento na troca de estações. Não há segredos. Não precisa de poda e água apenas 1 vez na semana.

 

lança de são jorge

 


 

2) Bambu da Sorte.

Precisa sim de claridade, mas como é comercializada em um recipiente pequeno, pode ser levado momentaneamente para algum ponto onde a incidência de luz seja maior. Cultivo um há mais de 3 anos. Todo trançado, é simpático e como o nome diz: dá sorte!

 

bambu-da-sorte-vaso

 


 

3) Suculentas e Cactos.

São aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. As regas são raras. Pequenas, podem ser plantadas até em xícaras, pratos, vidros e aquários, como na foto abaixo. Monte seu terrario!

xicaras-com-suculentas-blog-cerbras

 


 

4) Lírio da Paz.

Claridade, mas sem sol direto! O sol forte queima suas flores delicadas. Uma das poucas plantas que floresce na sombra, precisa de adubo e solo úmido. Substratos são vendidos em pequenos frascos e são de fácil aplicação. A própria embalagem indica o uso para tal.

lirio 2

 


 

5) Dracena.

Suas folhas de verde variante, alegram o ambiente. O cuidado que exige é não cuidar. Raramente te dará alguma manutenção. Apenas regas regulares semanais.

Dracena 2

 


 

6) Ráfia.

Se adapta muito bem aos interiores. Outra planta que não precisa de muitos cuidados, apenas observar a umidade do solo. A água não pode ser em excesso.

raphis

 


7) Bromélia.

Rega-se, em media, a cada 2 dias. Super decorativa, quebra a mesmice ‘verde’ das plantas de interiores e traz mais vida com seu tom vermelho, percorrendo do claro ao telha.


bromelia

 

Quer mais plantas? Tenha árvores frutíferas em casa!

frutiferas

 

Limoeiro, Pitangueira, Jabuticabeira, Laranja Kikan e Acerola! Dá sim! A Jabuticabeira, por exemplo, pode dar frutos, até quatro vezes no ano! É um começo, não? A pitangueira, duas vezes.

Use adubos de liberação lenta, como os ricos em fósforo, esse tem ação de até três meses. Não se torna cansativo e não tem problema se você acabar esquecendo de aplicar com a correria do dia-a-dia.

Tome cuidado com os excessos. Água demais é prejudicial à frutíferas. Três vezes na semana, não mais do que isso. Você vai sentir a necessidade de cada uma delas com o tempo.

Quatro horas diárias de sol são o suficiente. Dependendo da estação, arraste o vaso e veja o lugar mais adequado. O vaso precisa mudar de lugar de acordo com a estação do ano.

O tamanho do vaso e a quantidade de terra a ser usada, dependerão. Utilize vasos plásticos, eles retêm a umidade e são mais leves.

Além de poder temperar saladas e peixes com o limão, ainda degustar das frutas… Nada mau, não?

 

 

 


Lucas Vettorello

Decorador, largou a Psicologia para viver cercado de móveis. Trena, plantas baixas e corre-corre fazem parte da sua vida. Transformar ambientes em singulares, atendendo desejos e principalmente, necessidades, fazem dele um apaixonado pela arquitetura e design de interiores.

All author posts

Privacy Preference Center