11 passos para renovar seu quarto

Olhando as últimas postagens, percebi que de forma não proposital, acabei escrevendo muito sobre as áreas de convívio social. Os cômodos em que você vive e convive mais, ganharam preferência – houve até um texto dedicado aos prazeres de receber os amigos na cozinha. Mas hoje será diferente e o foco vai ser o seu íntimo: 11 passos para renovar seu quarto.

 

1 | Mude móveis de lugar

 

layout

 

É possível? Mudar o layout de um cômodo pode ter um grande peso psicológico. Li certa vez, que quem muda os móveis de lugar e monta um novo esquema, são organizados e de certa forma busca a organização mental também. É importante observar a nova disposição e atentar para que passagens não fiquem menores que 60cm. Camas convencionais tem uma estrutura mais encorpada e suas quinas podem se tornar obstáculos. Vala avaliar também o acesso à janela, acomodação das cômodas e luminárias, se você as usar.

 

2| Papel de parede

 

Renovação rápida e certeira em apenas um final de semana! Sua colocação é bastante prática e não requer outros gastos com material para aplicação. Deve ser contratada mão de obra especializada. Cobrado por m² aplicado, não será muito custoso. Oberve nas fotos abaixo como diferentes papeis de parede configuram total mudança de espirito no quarto. Sua expressão é tão significativa que você poderia apostar falar sobre a personalidade de quem dorme em cada um destes cômodos.

 

papel 1

 

papel parede listrado de cores neutras para quarto de casal papel3

 

 

3| Cabeceiras adesivadas

 

Uma opção jovial, rápida e também barata. Vários são os sites que vendem. Ainda acompanha material para a aplicação. Acho digno!

ovelhas_2

 

cab ades 1

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

4| Pintando as paredes

 

O McDonalds não é vermelho à toa! É quente, me causa certa agitação. É pra comer teu lanche e dar no pé mesmo. Cuide com cores no quarto. Já indiquei um tom desta cor à uma amiga anos atrás. Ficou ótimo! Há pouco ela fez reformas e usou o mesmo vermelho no quarto. Disse ser apaixonada. O detalhe é que a cor está atrás da cama. Parede que não nos fica visível quando deitamos, proporcionando o relaxamento. Quartos de meninos e de meninas pedem cores diferentes. Não vejo problema nenhum no velho azul e rosa. Que menina não quer ser uma princesa? As cores da moda são aquelas te fazem bem. Ponto. Quarto para idoso merecem tons tradicionais e calmos como marrom, cinza e bege. O azul bebê também proporciona tranquilidade e relaxamento, nos remete à agua: calmaria. Evite cores estimulantes.

 

Bedroom style

pintada 1

pintada 3

5| Renovar móveis

 

Essa dica não é novidade. Eu mesmo já falei o quanto tenho prazer em renovar velhos móveis e isso é muito simples. Com menos de R$ 20,00 você compra uma lata para pintar. Com mais alguns trocados você compra lixa e deixa a superfície pronta para receber o acabamento. Com um pouco de astúcia você mesmo faz isso acontecer. Mas nem tudo deve ser pintado. Restaure móveis em madeira natural procurando sua valorização. Outra opção barata e rápida é o envelopamento. Essa técnica é muito usada em carros e se faz através da adesivagem. Retire puxadores e encape com papel adesivo  as gavetas dos criados e as portas do guarda-roupas
. Procure combinar com a cor que for aplicar na parede ou com a já existente.

 

comoda 1

 

comoda 2

 

comoda 3

 

 

6| Iluminação

 

Você tem abajures no quarto? Não!? É hora de pôr! São fundamentais para dar aquele aconchego no quarto, são auxiliares na hora da leitura e ainda podem ser responsáveis por criar aquele clima que você tanto queria. Se sua cama estiver acompanhada de dois criados mudos, opte por abajures iguais, não muito altos. Se seu quarto já reflete sua forte personalidade: arrisque. Que tal abajures diferentes? Mas atente em ter peças do mesmo tamanho e que elas sejam acomodadas na mesma altura para que fique simétrico. Será mais confortável aos olhos. Luminárias de chão são uma boa opção se esta cama está encostada na parede. Acomode-a de modo que a ‘luz’ fique centralizada à cama.

 

7| Cortinas

 

São fundamentais para compor o quarto. Elas ajudam a criar toda uma atmosfera. Muitas vezes são usadas para esconder janelas não muito simpáticas, outras para simplesmente compor ou ainda para manter toda a claridade do lado de fora (blackout). Seus estilos são variados. No quarto, devem seguir até o chão. Vale qualquer estilo, mas persianas de metal apenas no escritório, ok?

 

8| Roupas de cama

 

Sim! São fundamentais. Esse é um post voltado para seu conforto e isso inclui roupas de camas. Substitua o velho branco ou o velho azul calcinha. Temos roupas de cama no mercado que fazem jus ou termo “tecnologia têxtil”. Inspire-se na hora da compra e aposte no novo. Arrisque! É só uma roupa de cama! Se tu não curtir, guarde. Vai aparecer um Chá de Panela de alguma amiga em breve.

 

9| Tapetes

 

Porque não? Dependendo da trama e da composição do fio, contribuí de forma significativa no isolamento térmico e principalmente na acústica (!). Opte por fios sintéticos em caso de ser decorrente as alergias respiratórias. Estes também são muito mais fáceis para limpar e mais duradouros. Sua cor pode seguir o tom da parede pintada ou ainda do móvel de maior volume do quarto. É importante contrastar com o chão. Valorize-o. Os felpudos são quase que indispensáveis: macios, convidativos para andar de meias.

 

10| Use as paredes em branco

 

As use! Use quadros, porta-retratos com suas historias e vivencias. Nichos e prateleiras também podem servir para acomodar quadros maiores com arte ou grafismo. Se você for do tipo que gosta de ler: livros. Quer uma dica melhor do que estas: instale espelhos!

 

11| Organize gavetas e guarda-roupas

 

Vai lá! Agora que já leu todo o post, tire tudo pra fora, selecione oque ainda usa, descarte oque tem mais de 1 ano sem uso e faça alguém feliz.

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta